A marca cosmética brasileira O Boticário abriu sua primeira loja no Oriente Médio no centro da cidade Mirdif em Dubai no domingo. Há algumas previsões de que também seja abertas frentes para revendedoras Boticário no outro lado do oceano.
A maior fragrância do Brasil, a marca tem mais de 4.000 lojas em todo o mundo, incluindo mais de 3.700 em seu país de origem.
A empresa, fundada em 1977 por um farmacêutico, tem atualmente uma linha de produtos de aproximadamente 1.200 itens feitos com ingredientes exóticos, como grãos de quinoa e extratos de lírio.
Mas a Loja de Dubai terá os 480 best sellers em cuidados corporais, cuidados faciais, maquiagem, fragrâncias, desodorizantes, sabonetes e champôs, uma declaração disse.
Os produtos, com preços aproximados de Dhs200 a Dhs250, atenderão ao mercado “masstige” – entre o mercado premium e o mercado de massa, de acordo com André Farber, vice-presidente de negócios e franquias do Boticário.
“Estamos lançando em Dubai por causa da oportunidade na região”, disse ele.
A marca tem parceria com a empresa de gestão de investimentos de Dubai Millennial Capital para expandir na região do Golfo.
A Loja de Dubai – baseada em seu modelo de Ânfora – apresenta elementos sustentáveis-irá gerar menos resíduos; lançar ecobags criados a partir de material reciclado; e incluir móveis modulares que exigem menos trabalho de construção. A loja também é projetada com menos acrílico e otimiza a necessidade de folhas de aço, alumínio e MDF.
Espera-se que uma segunda loja em Dubai Mall seja lançada até o final deste ano, com planos de abertura em lojas voltadas para as lojas departamentais e farmácias, e expansão para a Arábia Saudita no Q4 2019.
A empresa também está lançando simultaneamente sua plataforma de comércio eletrônico-inicialmente apenas para entrega nos EAU, mas com planos de expandi-la para a região do CCG.
“Estamos investindo muito na região”, confirmou Farber, embora não tenham sido divulgados detalhes financeiros.
Todos os produtos Da Loja de Dubai serão exportados diretamente do Brasil, acrescentou.
Embora admitindo que Dubai e Emirados Árabes Unidos são um mercado competitivo, ele espera que a oferta única de O Boticário para ajudá-lo a se destacar da concorrência.
De acordo com um relatório recente da Euromonitor International, o valor de varejo do Oriente Médio e do mercado de beleza e Cuidados Pessoais da região de África é estimado em US $35,9 bilhões em 2018. Prevê-se também que continue a crescer a uma taxa de crescimento anual composta de quase 10% nos próximos quatro anos.
O relatório também encontrou um forte crescimento nos EAU, com os consumidores gastando uma média de US $247 per capita em cosméticos e Cuidados Pessoais – mais do que qualquer outro país no Oriente Médio e nono mundo. Essa quantia está prevista para atingir US $ 294 em 2020, de acordo com Euromonitor.